Como escovar os dentes o seu cão
- Marcio Pontes
- 11 de jan. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 22 de jan. de 2022
Cachorro sorrindo, com dentes branquinhos, é o sonho de todo(a) tutor(a). Muito mais do que uma questão estética, saber como escovar dente de cachorro ajuda a prevenir infecções que podem causar doenças graves no pet. Mas como manter a saúde bucal do seu cão?
A principal recomendação dos especialistas é a limpeza diária do dente de cachorro, aliada à uma alimentação adequada e de qualidade. Além disso, petiscos funcionais e brinquedos são alternativas para auxiliar na prevenção de formação de tártaro em cachorro.
Nem sempre é fácil fazer a escovação dentária do seu fiel escudeiro, não é mesmo? Mas é uma prática importantíssima que deve virar um hábito diário. Confira nosso guia completo de saúde bucal pet para o seu mascote sorrir bonito e viver melhor:
A IMPORTÂNCIA DE SABER COMO ESCOVAR DENTE DE CACHORRO
Para manter uma boa saúde bucal é fundamental que você saiba como escovar os dentes do cachorro e, sobretudo, tornar essa prática um hábito diário. A má higiene bucal do pet causa a formação de placas bacterianas, que surgem a partir do acúmulo de resíduos de alimentos no dente.
Se as placas bacterianas não forem retiradas, endurecem e se tornam tártaros. Estes, ao longo do tempo, causam doença periodontal: infecções na boca e problemas como gengivite, perda óssea e perda dos dentes. Segundo a Animal Foundation, 80% dos cães com 3 anos de idade possuem doença periodontal.
Além disso, a fase avançada do tártaro em cachorro pode trazer maiores complicações de saúde: a chance das bactérias terem contato com algum vaso sanguíneo é grande, assim a infecção pode atingir outros órgãos como coração e rins.
Nestes casos, geralmente o pet tem que tomar antibióticos e fazer limpeza para retirar os tártaros - às vezes é necessária a extração de dentes. O procedimento, dependendo da gravidade, é feito com o cão parcialmente sedado ou totalmente anestesiado (que nunca é bom para o coração deles).
Por isso, o melhor é sempre prevenir! A escovação diária do dente de cachorro é a medida mais eficiente para manter a saúde bucal do seu mascote em dia e evitar doenças graves.
Alguns dos principais sintomas de tártaro em cachorro são: dentes escuros (principalmente na região próxima da gengiva); mau hálito; gengiva sangrando; dificuldade para comer; perda de apetite. *Se você notar algum desses sinais, leve seu cão à consulta veterinária para avaliação da saúde bucal dele.
Veja a seguir, o passo a passo de como escovar os dentes do cachorro.

COMO ESCOVAR OS DENTES DO CACHORRO: PASSO A PASSO!
Não é uma tarefa fácil, porém também não é uma missão impossível. Como escovar os dentes do cachorro é muito mais uma questão de acostumar o pet. E, claro, paciência para o tutor(a)! É importante que você introduza a escovação dentária aos poucos, sem forçar a barra. Algumas técnicas e acessórios específicos também ajudam na limpeza bucal.
Contudo, nem sempre é possível remover a sujeira dos dentes posicionados mais ao fundo ou até mesmo o lado interno dos dentes - dependendo da resistência do cão à escovação. Nestes casos, uma ração de qualidade, além de garantir nutrição adequada, deve auxiliar na limpeza dentária - será detalhado adiante na próxima seção.
Agora vamos ao passo a passo de como escovar dente de cachorro com as melhores dicas para você cuidar da saúde bucal do seu melhor amigo canino.

Aprenda como escovar os dentes do cachorro
Introduzir a escovação dentária aos poucos: no começo, o cão demonstrará resistência para deixar escovar os dentes; é necessário acostumá-lo; portanto, introduza essa prática gradativamente; nos primeiros dias, faça uma escovação simples e rápida só em alguns dentes; nesta fase de adaptação, utilize gaze para limpar o dente de cachorro, assim o pet ficará menos incomodado.
Escolher um momento tranquilo: conforme o hábito do seu cão, escolha um momento em que ele estiver mais relaxado; à noite, no horário em que o pet estiver mais calmo, preparando-se para dormir, pode ser uma boa opção.
Técnica de como escovar dente de cachorro: faça movimentos circulares leves nos dentes; depois movimentos suaves de cima para baixo; comece pelo lado externo do dente que é mais fácil, depois vá para o lado interno (o “lado da língua”); massageie, delicadamente, a gengiva; procure utilizar uma ou mais gaze para higienizar cada parte da boca (lado esquerdo, direito e gengiva).
Incentivar o cão na hora de escovar o dente: é importante que você faça bastante carinho no seu mascote, elogie-o, chame-o carinhosamente pelo nome e parabenize; assim, ele vai associar a escovação dentária com algo bom.
Pasta de dente para cachorro: nunca utilize pasta dental de humanos, pois possui componentes tóxicos para os cães; além de ajudar na escovação, a pasta de dente para cachorro tem sabor (inclusive de carne) que pode cativar o seu mascote, facilitando a higiene.
Escova de dente para cachorro: escolha uma escova específica para cães, no tamanho ideal para o porte do pet e com cerdas macias para não machucar a gengiva; tem escova tipo dedeira que pode facilitar a escovação; só comece a usar a escova de dente para cachorro quando você sentir que o seu mascote já se acostumou com a escovação com gaze - sempre utilize a gaze para massagear e limpar as gengivas.
Torne a escovação um hábito diário: o ideal é escovar os dentes do cachorro todos os dias, pois as placas bacterianas se formam em 24h.
*Vale lembrar que se o seu mascote já estiver com sinais de tártaro avançado, é importante levá-lo ao veterinário. Muitas vezes, nestes casos, só a escovação não resolve e pode inclusive causar machucados, pois gengivas e dentes ficam bem sensíveis.
Os cuidados com a saúde bucal do seu fiel escudeiro não param por aí. Além de você estar craque em como escovar os dentes do cachorro, é fundamental aliar essa prática com uma alimentação adequada e de qualidade. Confira na próxima seção a melhor ração para cachorro que ajudar a manter a saúde oral do seu mascote.



Comentários